top of page

Como escolher o melhor fluido de corte 

Como escolher o melhor fluido de corte 

por Reginaldo Sesmilo

MTW - Como escolher o fluido de corte:

 

1.)    Quais os tipos de fluidos de corte disponíveis atualmente no mercado? É possível classificar a função de cada um?

Atualmente podemos apontar 2 tipos de fluidos de corte.

Integral - podem ser de base mineral, vegetal ou sintético

Solúvel - podem ser de base mineral, sintético, semi-sintético ou vegetal.

A função dos óleos integrais e solúveis são de corte, lubrificação, resfriamento e proteção

 

2.)     Dentre as diversas bases de fluidos, existe alguma mais versátil ?

A versatilidade de cada fluido se destaca de acordo com o que o processo exige e de acordo com a característica do equipamento usado em processo, e as normas de cada empresa com relação a restrições de aditivos ( black list ) existem processos que se tem melhor performance com óleos integrais, e outros com solúveis. Os óleos solúveis é uma opção versátil pois podem ser aplicado em diversas operações de usinagem, desde que atenda a todas as necessidades do processo e das normas da empresa. Mas também temos nos integrais, produtos específicos que em algumas operações tanto em usinagem como em perfuração, são insubstituíveis pois exige-se  lubricidade extrema.

3.)     Alguma aditivação pode tornar um fluido mais versátil ?

Sim, existem aditivos que podem  melhorar a  performance  de fluidos, em questão de refrigeração ou de lubricidade, auxiliando no aumento de vida útil de ferramental, melhorando acabamento, aumentando a produtividade e melhorando o ambiente para os operadores.

4.)    Na escolha de um fluido de corte, quais são os principais objetivos que precisam ser colocados em questão?

O que o cliente busca na indicação do produto ? Baixo custo, custo benefício, saber o grau de exigência para o serviço, se é operação de desbaste ou requer precisão, qualidade e exigência de acabamento na peça.

5.)    Dos fatores influenciáveis para a escolha correta, quais os principais? Existe uma ordem de importância para eles?

Qual tipo de equipamento (máquina), que tipo de  operação será realizada, que material será utilizado para manufatura, o que se espera do cliente com relação ao trabalho a ser executado com o fluido, quais as restrições exigidas pela área de segurança, parâmetros de operação ( avanço, rpm).

6.)    Normalmente essa escolha vem do engenheiro. Em sua opinião eles possuem conhecimento de todos os tipos existentes e o que realmente propiciará um melhor processo? Como a empresa fornecedora de fluidos auxilia nesse processo? Existe um trabalho de acompanhamento?

Nem sempre se tem conhecimento de todas as opções de mercado em relação a lubrificantes, geralmente se baseiam na indicação do fabricante da máquina, ou experiência em outras empresas que indicam determinados produtos, mas quando se fala em processo com fluidos de corte, temos tido uma evolução muito grande nessa área com produtos novos, onde que por uma visita de consultoria do fornecedor do fluido de corte ao cliente se recolhe dados para que se indique produtos que atenda a performance de produtividade e adequação as normas de segurança e meio ambiente, trazendo benefícios não só na manufatura como em todo o processo após a usinagem. Podemos dizer que a assistência técnica é muito importante no pós venda, mas evidencio que uma boa consultoria que nos leva a uma indicação correta e uma parceria de informações no processo de manuseio do fluido pode se diminuir muito a possibilidade de excesso de visitas corretivas.

7.)    Existem fluidos que podem ser empregados para vários processos de fabricação? Nesse caso, qual o fator que deve ser colocado em análise?

Deve se avaliar os tipos de equipamentos e suas operações, pois na grande maioria dos parques de usinagem se utiliza fluidos com a mesma característica.

8.)  Dos processos de usinagem abaixo, o que é preciso analisar para a escolha do fluido?

- Variáveis de corte – tipo de operação, ferramenta de corte utilizada, parâmetros de usinagem.

- Peça trabalhada – tipo de material, operações a ser realizadas, tipo de acabamento, o que o cliente espera no trabalho final como resultado satisfatório

- Equipamento – capacidade do reservatório de fluido, tipo de bomba de lubrificação, pressão de bomba de lubrificação, sistema de lubrificação instalado no equipamento

9.)  Em quais momentos que os aspectos sustentáveis são levados em consideração na escolha?

Em todos, pois fazem parte de um todo na indicação de um produto.

10.)  Existe algum fluido que pode ser usado em quase todos os processos?

Geralmente onde se usa óleo solúvel, na maioria das industrias de usinagem consegue se utilizar um só produto, hoje temos óleos solúveis que atendem usinagem simples e pesada, usinagens de baixa e alta velocidade, com materiais pesado e materiais flexíveis onde possuem aditivos que os tornam versáteis em todas as operações.

11.)  Cite um caso onde a influência do seu produto foi fundamental para a otimização do processo de seu cliente, respondendo:

- Qual problema enfrentado pelo cliente:

Havia vário produtos em estoque, e quando se precisava abastecer o reservatório das máquinas, os operadores se confundiam na questão do óleo solúvel.

- qual estudo feito no cliente:

Notamos que  na embalagem dos produtos havia a mesma descrição da qualidade do produto ( solúvel), porem era um óleo solúvel sintético para retífica, e um óleo solúvel semi sintético para usinagem, e na maioria das vezes se preparava emulsões invertidas no pré mix.

- qual solução encontrada (fluido indicado)

Foi indicado um fluido solúvel de base vegetal ( MECAGREEN 500), para uso em todas as máquinas, tanto em retíficas como em centros de usinagem e tornos automáticos e estendemos até uma laminadora de rosca onde substituímos o óleo integral .

- Resultados Obtidos

Hoje estamos completando  1 ano de fornecimento, sem problemas de mistura de emulsão, estendemos a aplicação do fluido a outros equipamentos que outrora se utilizava de óleo integral de base mineral, tiramos a condição de insalubres desta empresa, melhoramos a qualidade na área de trabalho para os operadores, um ambiente mais limpo, e otimizamos na área de compras, e mantivemos a qualidade e eficiência nas operações e nos produtos com um custo mais baixo.

emulsão inversa

Km 65, n/nº, R. Dom Pedro I - Guaxinduva, Bom Jesus dos PerdõEs - SP, 12955-000

    Telefone: 55 (11) 4012-3100

Arquitetura e Estratégia de Conteúdo

         www.wingsmkt.com.br

© 2017 - IORGA LTDA. Todos os direitos reservados

  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page